quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Magusto 2011


Pois bem, mais vale tarde, que nunca!!
Devido a problemas técnicos não conseguimos aqui colocar o post mais cedo, por isso atrasada mas aqui vai a noticia.

No passado dia 4 de Dezembro realizou-se no CRCRonqueira, o tradicional Magusto.

Esta foi a primeira grande festa realizada pela nova Direcção. E para começar, a coisa correu muito bem.

O almoço começou a ser servido pelas 13.00, e como sempre estava tudo muito bom - sopinha á moda das cozinheiras do CRCR, carne grelhada com arroz de feijão e as sobremesas deliciosas que apetece provar tudo...

A tarde foi animada com o conjunto musical que (perdoem-me mas não me lembro do nome) animou o pessoal pela tarde dentro.

Pelas 17.00, começaram a chegar as castanhas acompanhadas de bom vinho e boa geropiga.

A boa disposição continuou com o pessoal a dançar e a cantar.

Foi uma tarde muito divertida.
Parabéns á nova direcção do CRCRonqueira.
Estão a fazer um bom trabalho.
Continuem!!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

REABERTURA do CRCRONQUEIRA



Olá Boa Gente da Ronqueira e arredores!

Estamos de regresso, finalmente!!!

Após a tomada de posse da nova Direcção (lá conseguimos convencer os homens...) na passada terça-feira, dia 4 de Outubro, em Assembleia Geral do Centro Recreativo e Cultural da Ronqueira, voltaremos a ter aberto o nosso querido "Porto".

Assim, e com uma direcção, desta vez maioritáriamente masculina (sim, porque ainda resistiram algumas mulheres da Direcção anterior), já no próximo Domingo dia 9 de Outubro, o CRCRonqueira, volta a abrir as suas portas.

Com bons petiscos e boa pinga, novas caras mas a mesma vontade de ver a Ronqueira a "mexer", voltaremos ás tardes animadas á beira do Rio.

Não Falte á reabertura e venha conhecer as novas caras.

Boa Sorte

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ENCERRADO POR TEMPO INDETERMINADO

!



Foi assim que tudo começou... ou recomeçou!

E é com muita pena nossa que anunciamos que o CRC Ronqueira se encontra encerrado por tempo indeterminado.

Após ter sido marcada uma Assembleia Geral para apresentação de novas listas para a Direcção, não compareceu ninguém á hora marcada (com tolerância de meia hora) com vontade de continuar o nosso trabalho.

Com o nosso mandato no fim, custa-nos fechar as portas, ainda mais depois de tanto trabalho feito, e feito com tanto gosto, mas está na hora de outros tomarem as rédeas daquilo que é de todos.

Neste momento, e depois de todos os melhoramentos que foram feitos recentemente, nomeadamente o telhado novo, algumas portas e janelas novas, pinturas, etc, o trabalho não vai ser assim tanto...
É SÓ MANTER ABERTO!

Além disso, não ficam dívidas, mas sim um dinheirito guardado.

Vamos lá pessoal da Ronqueira, toca a formar uma lista, não deixem fechar o CRCR.


Apesar de encerrado de momento, tentarei, em nome pessoal ir dando algumas notícias do que se vai passando nesta bela terrinha, pois sei que há gente longe, sempre ansiosa por noticias... e acreditem que foi sempre com muito prazer que escrevi neste blog.

Formámos uma grande equipa, e é com alegria que recordo todos os momentos que passámos no CRCR. Não vou nomear nenhum dos elementos, mas todas sabem os bons momentos que passámos, as boas gargalhadas que demos, mesmo a trabalhar, era sempre uma animação.

Tantas coisas que fizemos... magustos, bailes, carnavais, almoços, saltámos fogueiras, o torneio de sueca, o teatro, a festa... Ai a Festa, que trabalheira...

Tudo isto resultou em centenas, sim, centenas de fotos que guardo com muito carinho

Bem, basta de lamechisses!!

Apenas quero agradecer a toda a equipa por toda a dedicação dada, a todos os que sempre nos ajudaram, e um agradecimento especial á minha "secretária".

Até breve!
Paula Dias

sábado, 12 de fevereiro de 2011

ASSEMBLEIA GERAL

AVISO

Vai realizar-se no próximo Domingo, dia 13 de Fevereiro de 2011, pelas 15.00 Horas, uma Assembleia Geral do Centro Recreativo e Cultural da Ronqueira.
Ordem de Trabalhos:
- Apresentação do Relatório de Conta de 2010
- Apresentação de Lista de candidatos á nova Direcção do CRC Ronqueira para o ano 2011/2012.

Ficam assim convocados todos os sócios e moradores da povoação da Ronqueira a estarem presentes, apresentarem listas, sugestões ou outras que acharem convenientes.

A Presidente da Assembleia Geral
Rita Barra

ASSEMBLEIA GERAL

AVISO

Vai realizar-se no próximo Domingo, dia 13 de Fevereiro de 2011, pelas 15.00 Horas, uma Assembleia Geral do Centro Recreativo e Cultural da Ronqueira.
Ordem de Trabalhos:
- Apresentação do Relatório de Conta de 2010
- Apresentação de Lista de candidatos á nova Direcção do CRC Ronqueira para o ano 2011/2012.

Ficam assim convocados todos os sócios e moradores da povoação da Ronqueira a estarem presentes, apresentarem listas, sugestões ou outras que acharem convenientes.

A Presidente da Assembleia Geral
Rita Barra

sábado, 5 de fevereiro de 2011

ALMOÇO CONVIVIO



Em primeiro lugar queremos pedir desculpa pelo atraso na "reportagem" do nosso Almoço Convivio, mas tivemos um problemazinho técnico.

Como mais vale tarde do que nunca, aqui vai.

Neste bonito Domingo, 30 de Janeiro, o salão do CRC Ronqueira, esteve cheio, aliás como de costume, sempre que fazemos este nossos almocinhos. Se bem que este principalmente para nós, equipa do CRCR, teve um sabor especial, pois como todos sabem, estávamos a inaugurar o telhado novo. Este era um dos nossos principais objectivos durante o nosso mandato, e para o qual nos fartámos de trabalhar nestes quase dois anos.

Bem, mas chega de lamechisses e continuemos!

Tudo preparadinho, e ás 13.00, hora marcada, começámos a servir o almoço.
Também como de costume, estava tudo delicioso. A sopa de legumes estava óptima, e o arroz á valenciana... humm maravilha. Ninguém poupou elogios ás nossas cozinheiras.
As sobremesas, essas, dispensam qualquer comentário.

Durante o almoço correu (ou comeu) tudo muito bem.

Além de todos os presentes habitués, queremos destacar a presença dos representantes da Câmara Municipal, o Ricardo Ferreira e a D. Fernanda Veiga, da Junta de Freguesia de Penacova, o Miguel Pereirinha, e também o Comandante Simões dos B.V. de Penacova.
Além dos ilustres acima referidos, contámos também com a presença dos nossos queridos amigos do Norte, A & Z (Ana e Zário), fieis seguidores do nosso blog.

Para animar o resto do dia, tivemos "Os Incriveis", o agrupamento musical da Ronqueira, liderado pelo Fábio, que se estreou neste dia. Eles estão a começar, e para primeira vez, nem estiveram muito mal...
Esperamos que tenham muita sorte na sua carreira.

Os mais novos passaram a tarde atrás da bola, uns no futebol, e outros nos matraquilhos! Ah os matraquilhos, esses foram mesmo muito concorridos, não só por miudos, mas também dos graúdos. Ainda bém!


Além de tudo isto... dois aniversariantes!
O Sr. Joaquim Barra, a quem cantámos os "parabéns" logo a seguir a almoço.

E a nossa querida Margarida, que estava tão ansiosa por comer o bolo, que se lambusou toda!!!

E pronto, assim se passou mais um dia festivo no CRCR.

Agradecimentos do costume, a todos os que nos ajudam sempre com a sua presença, Muito Obrigado.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ALMOÇO CONVIVIO



Contamos com a sua presença, não falte!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011



Custou uma "pipa de massa", mas valeu a pena.
O CRCRonqueira parece outro com o telhado novo. Está bonito, não está?
E por dentro... parece maior, venha ver com os seus olhos!
Ainda faltam as caleiras e alguns retoques, mas já se vê a diferença.


Para celebrar a "telha" nova, oferecemos no passado Domingo, as filhoses aos nossos amigos.
Estavam muito boas e quentinhas, amassadas e fritas pelas cozinheiras de serviço - a Alice, a Céu com uma ajudinha da Gracinda.

Quem não foi, é que ficou a perder!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Convite para as filhoses

O telhado já está no sitio (ainda não há foto) e por isso vamos oferecer as filhoses do telhado no próximo Domingo, 16 de Janeiro no CRC Ronqueira.
Estão todos convidados.
Apareçam!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Quando os Santos Reis vieram...




Quando os Santos Reis vieram
Das bandas do oriente
Visitar o Deus Menino
Santo Deus Omnipotente...

Mais um dia de Reis, e o CRC Ronqueira não podia deixar passar a data em branco, por isso, de guarda chuva em punho (pois a noite adivinha-se chuvosa) aí fomos nós Ronqueira abaixo, casa por casa, cantando os Reis.

A equipe era grande, já que a nós se juntaram alguns amigos e respectivos instrumentos para compor a coisa...

Conforme referimos no post anterior, a receita arrecadada nesta iniciativa reverte a fovor das obras do telhado do CRCRonqueira. Conseguimos cerca de 300,00 euros, que não é nenhuma fortuna, mas vai ajudar muito.

Muito Obrigado aos que nos abriram a porta, e contribuiram com o que puderam.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cantar dos Reis



Na véspera do próximo dia 6 de Janeiro de 2011, a equipa do CRC Ronqueira, juntamente com alguns amigos, e á semelhança do ano passado irá "Cantar os Reis".

Nos anos anteriores, a receita arrecadada com esta iniciativa serviu para patrocinar um lanche a todos os que calaborassem.

Este ano será um pouco diferente... Uma vez que, como todos sabem, estamos a colocar o telhado novo no CRC Ronqueira, e o dinheirito é "curto", a receita arrecadada este ano, reverterá para as obras que, afinal, sairão um pouco mais caras do que tinhamos estimado inicialmente (pois é necessária também uma instalação eléctrica nova).

Temos a certeza que não será por falta do lanche, que deixarão de contribuir, por pouco que seja.
De qualquer forma, esperamos que, quando o telhado estiver pronto possamos pelo menos oferecer as filhoses!

Agadecemos desde já, toda a contribuição e ajuda que possam dar aos cantores, mesmo que desafinados...

Obrigada

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Beijar do Menino 2010




Mais um ano passado, e mais uma vez a Ronqueira esmerou-se na criação do Presépio Vivo no "Beijar do Menino".

A importância da ocasião, está lógicamente no acto simbólico do "Beijar do Menino", as nossa boas vindas ao Salvador, e o presépio é de facto apenas um aderesso, mas temos que realçar a forma carinhosa como nos unimos para o concretizar.

Este ano tivemos novos actores, optámos por gente mais nova (só o anjo e um dos reis magos eram repetentes) e o papel principal foi, obviamente, o do Menino Jesus que, (pasmem-se) era uma menina!
A Maria, (nome adequado á ocasião), que é uma bébé linda e muito querida, portou-se lindamente, uma verdadeira actriz!

O nosso Presépio estava LINDO, e a "cerimónia" conduzida pelo Padre Rodolfo, com a
colaboração dos presentes, correu bem.
Além disso, é muito bom ver a Gente Nova envolvida nestas iniciativas.
Obrigada Miúdos!

Continuação de Boas Festas

As obras do telhado avançam




Não há muito a dizer... a não ser que as obras do telhado do CRC Ronqueira estão a avançar, devagarinho... mas a chuva não nos larga.

Enfim, vamos lá ver se no início do ano o telhado está pronto.
Estamos ansiosas para ver como fica, afinal foram muitos meses de trabalho com este objectivo. E além disso, temos o tasco fechado... não pode ser!

De qualquer forma, vamos acompanhando as obras e dando noticias.

Até breve.

Missa de Natal e Leilão



No passado dia 26 de Dezembro, logo a seguir ao Natal, realizou-se como é hábito na Capela da Ronqueira, a Missa de Natal celebrada pelo Padre Rodolfo e diga-se de passagem, esteve bastante concorrida.

Logo a seguir á Missinha, decorreu também como é hábito, o leilão á porta da capela.

Todos os produtos leiloados, são oferecidos pela população e as receitas revertem a favor da Capela.

Como de costume, foram leiloados chouriços, galos, garrafas (cheias, claro), surpresas, etc.

O leilão correu muito bem e no final houve quem se juntasse, para roer os chouricitos e mais qualquer coisita...

Em nome dos Mesários da Capela da Ronqueira, agradecemos a colaboração dos que estiveram presentes no evento.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL



O Natal está a chegar... e a Capela da Ronqueira já está iluminada!
Está pobrezinha, é certo, mas foi o que se pode arranjar...
Além disso, o Natal não precisa de muitas luzes na rua... precisa sim de muita luz nos nossos corações!

FELIZ NATAL
São os votos do CRC RONQUEIRA

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O CRC RONQUEIRA VAI TER TELHADO NOVO



É verdade, já começaram as obras do novo telhado.

Após meses de trabalho para angariar dinheiro para esta grande obra, finalmente vamos ver o nosso trabalho concretizado.
O telhado existente estava bastante degradado, o que nos fazia recear que pudesse não aguentar muito mais tempo. Foi por esta razão que decidimos por mãos á obra (e que obra...), para que o nosso CRC Ronqueira se aguente de pé por mais alguns longos anos.

Agora, e com o nosso mandato a terminar, esperamos que apareça uma nova direcção para dar continuidade ao nosso trabalho(e das direcções anteriores), pois seria uma pena deixar fechar um Centro Recreativo com tão boas condições como este.

De facto existem poucos no concelho de Penacova assim, devidamente legalizado como o CRC Ronqueira, que tem a obrigatória Licença de Utilização, esta que era também um dos objectivos prioritários desta direcção e também alcançado.

Mas neste momento, o mais importante é o telhado. Mais uma semanita e em principio estará pronto (assim o tempo ajude).

Até lá, vamos esperando...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O S. MARTINHO AJUDOU Á FESTA

Mais uma festança no CRC Ronqueira! O MAGUSTO 2010.

E o S. Martinho ajudou mesmo á festa! Quando toda a gente receava um dia de chuva, eis que tivemos um dia lindo, mesmo adequado á situação, já que, como toda a gente sabe, nesta altura vem sempre o "Verão de S. Martinho".

E o nosso Magusto, como não podia deixar de ser, correu LINDAMENTE.

A azáfama começou cedo no CRCRonqueira, pois tinhamos que ter tudo prontinho á hora marcada para os nossos ilustres convidados. E estava!

Mesa posta para 125 pessoas, e o almoço começou a ser servido pelas 13.00 horas.


Sopinha deliciosa, seguida do arroz de feijão com carninha grelhada. Depois as sobremesas...hummm!!! Que delícia que estava tudo, o que não é novidade, não fossem as nossas cozinheiras umas cooks de mão cheia, para não falar dos assadores de serviço!


Depois do almoção, veio o bailão!

Os nossos amigos e já conhecidos R&M, fizeram o que se esperava, um espéctaculo!


Desta vez, tiveram uma ajudinha... um cantor de "mão cheia", tipo Zé Cabra... que veio não sabemos bem de onde... mas mas que ajudou a animar o pessoal.

A meio da tarde, uma grande surpresa, para um grande amigo do CRCRonqueira! O Zé Pereira, que completou 66 anos de vida.


O nosso amigo Zé Pereira ficou sem palavras, quando lhe começámos a cantar os Parabéns e aparecemos com o Bolo Gigante. Foi muito FIXE e ele merece!



Pelas 17.00 horas, chegaram as castanhas e a jerupiga. Estavam muito boas.

E por ali ficámos o resto da tarde, a comer e a beber, na BOA COMPANHIA de todos os que nos acomparam neste dia de bons momentos.

E são estes bons momentos que nos fazem esquecer um pouco estes tempos difíceis que se avizinham.

E pronto, aqui ficaram as novidades, principalmente para quem não pode estar presente de corpo, mas está sempre presente de alma. Deixamos aqui uma saudação especial aos nossos amigos que estão longe, e procuram aqui, algumas notícias desta terrinha.

Os agradecimentos do costume... á equipa fantástica do CRCRonqueira, aos que nos ajudaram, aos R&M e claro a todos os que nos brindaram com a sua presença. Agracecemos também a presença do Vasco Viseu, Presidente da Junta de Freguesia de Penacova e do Ricardo Ferreira, Vereador da Câmara Municipal.


Obrigada a todos



terça-feira, 26 de outubro de 2010

MAGUSTO 2010

Estamos de volta!

Pois é, após algum tempo sem noticias, o CRCR regressa em força.

Mas não pensem que temos estado paradas... Antes pelo contrário!
Mas disso falaremos mais adiante. Por agora aqui fica o convite:

O CRC Ronqueira vai realizar no próximo dia 7 de Novembro o Tradicional Magusto "Edição 2010".
Vamos ter Almoço, bailarico, e as castanhas (e respectiva gerupiga).

A não faltar!!

Inscreva-se no Zé Aires (Ronqueira) ou com qualquer membro da Comissão (que já sabe quem são).


terça-feira, 3 de agosto de 2010

O RESCALDO DA FESTA




Após algum tempo sem darmos notícias, aqui estamos de volta com um pratinho cheio delas!
Não queremos continuar, sem apresentar a justificação para esta ausência, é que estivemos ocupadíssimas com os preparativos (diga-se de passagem ficou tudo muito lindo) para a Festa em honra da nossa Santa Margarida!
E QUE FESTA!
Então vamos lá, preparem-se para ler!

Tudo começou pelas 9.00 horas de SÁBADO, dia 31/07.
Uma voz anunciava aos microfones da Capela, o início da Festa. Essa voz, que alguns pensaram que era da Paula Dias, não era… era sim da Rita Barra (encarregada de dar música ao pessoal).
Ao mesmo tempo chegavam à Ronqueira os “Zés Pereiras”, que afinal eram o Sr. Rui e companhia. Eles passaram o dia todo, Ronqueira abaixo, Ronqueira acima a animar a Aldeia.




Pelas 18.00 horas, mais coisa menos coisa, no campo do CRCRonqueira, deu-se início ao espectacular jogo de futebol entre a equipa da Ronqueira e uma equipa do Porto, esta última formada por amigos do Sr. César Vilaça, que vieram expressamente para este evento.
Entre mortos e feridos, escaparam todos, alguns com uns arranhões, outros lesionados, mas pronto, faz tudo parte da festa!
Resultado do jogo… ganhou o Porto! Não me perguntem por quanto, porque não faço ideia. Estávamos atarefadas a tratar dos feridos!
Balanço do jogo – POSITIVO. Apesar de a Ronqueira ter perdido o jogo, parece que ganhamos mais alguns amigos do Norte.



À noite, GRANDE BAILE no CRCRonqueira!
Os “PAUTA DOURADA” abrilhantaram o nosso baile. Gostámos muito de os ter por cá.
Foi, sem dúvida, uma noite muito agradável! O pessoal compareceu em massa e fartou-se de dançar até cerca das 3.00 horas da manhã.




No Domingo, dia 1/08, apesar da noitada, ás 9.00 horas, lá estava a Rita de novo, a dar musica!
Logo a seguir, chegou a Banda dos Irmãos para a tradicional Arruada. E de novo, Ronqueira abaixo, Ronqueira acima, lá andaram eles (coitados, cheios de calor) a tocar.




Pelas 18.00 Horas, e conforme o previsto, o ponto alto das festividades, teve início a celebração da missa pelo Sr. Padre Frade.
A Homilia, teve como tema, a história da Santa Margarida! Excelente! Até porque grande parte das pessoas presentes, apesar de devotas de St.ª Margarida, não conheciam a sua história.

Depois da Missa, a Procissão.
A Padroeira, Rainha da festa, estava LINDA no seu andor. Sem desfazer de todos os outros Santos que estavam um espectáculo, não fossem os arranjos obra da nossa Helena (e companhia).
E ao contrário de alguns rumores, de que não haveria gente para levar os andores, houve gente que chegou e ainda sobrou! E os Santinhos, que não saíam da capela há 14 anos, não se constiparam nem nada! (desculpem a graça, mas não resisti).
Mas voltando ao que interessa, a Procissão saiu á rua e foi um regalo para os olhos dos Ronqueirenses.
Foi mesmo lindo, e com uma satisfação especial para nós, equipa do CRCRonqueira, para os Mesários da Capela e para todos os que contribuíram e ajudaram na realização da Festa.




Á Noite, Grande Baile no CRCRonqueira.
Desta feita, com a Banda “R & M”.
Os nossos já conhecidos João Rei e Márcio, sabem mesmo animar a malta.
Apesar de termos menos gente do que no dia anterior, o Baile esteve “ao rubro”, como diria a nossa colega Fátima Lopes (estilista da madeira). E foi dançar, dançar, dançar… Até tivemos direito a danças com as coreografias do Márcio! Foi porreiraço!




Na segunda-feira, dia 02/08, a equipa do CRCRonqueira (e todo o staff) estava exausta, mas pronta para continuar!
Á tarde lá fomos todos outra vez, agora para a Sardinhada.
Sardinha assada, broa, vinho e água (para as ressacas). A sardinha que foi oferecida pelo nosso querido amigo Sr. Alberto, estava muito boa, aliás como tudo o resto – pelo menos não houve reclamações.
A Sardinhada foi animada pelos gaiteiros, novamente o Sr. Rui e companhia, mas desta vez havia mais uns músicos misturados (vejam só as fotos).
Os jogos tradicionais foram uma boa ideia, e houve gente a experimentar de tudo. Foi a corrida de sacos, a macaca, o salto à corda, as bolachas na farinha. Muito engraçado!



E assim chegou ao fim a nossa grande festa.
A Santa Margarida deve ter ficado muito contente, mas com certeza não tanto como nós.
Estamos todas estafadas e a precisar de férias, mas valeu a pena, na nossa opinião. Agora dêem-nos a vossa.

Agradecimentos… são tantos que não me atrevo a nomeá-los, com medo que falte alguém, além disso eles sabem quem são – MIL OBRIGADOS A TODOS.
No entanto volto a reforçar, a equipa do CRCRonqueira é um espectáculo e empenhou-se nesta festa ao máximo. Quanto aos Mesários da capela, o Zé Pereira, Jorge Couceiro e Adriano, foram incansáveis.
Obrigado também aos patrocinadores, a todos os que contribuiram, a todos os que ajudaram com a sua comparência, e também aos que, mesmo estando longe, torceram para que tudo corresse bem.
E correu!

VIVA A RONQUEIRA!

PS - Domingo, abrimos á mesma hora.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

FESTA EM HONRA DE SANTA MARGARIDA

 
Posted by Picasa


Conforme prometemos, aqui fica o Programa da Festa em honra de Santa Margarida, Padroeira da nossa Aldeia.

A NÃO FALTAR!!

Agradecimentos especiais ao nosso conterrâneo, o Valter Barra, que fez o "desenho" do nosso cartaz. Está bonito, não está. O Valter tem muito geito para a coisa.

Agradecimentos também especiais, ao Sr. César, também nosso conterrâneo, proprietário da "Gondoprint", empresa que imprimiu gratuitamente os cartazes e ofereceu as faxas que iremos ver brevemente na Ronqueira, a anunciar a Festa.

O nosso MUITO OBRIGADO aos dois.