segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O S. MARTINHO AJUDOU Á FESTA

Mais uma festança no CRC Ronqueira! O MAGUSTO 2010.

E o S. Martinho ajudou mesmo á festa! Quando toda a gente receava um dia de chuva, eis que tivemos um dia lindo, mesmo adequado á situação, já que, como toda a gente sabe, nesta altura vem sempre o "Verão de S. Martinho".

E o nosso Magusto, como não podia deixar de ser, correu LINDAMENTE.

A azáfama começou cedo no CRCRonqueira, pois tinhamos que ter tudo prontinho á hora marcada para os nossos ilustres convidados. E estava!

Mesa posta para 125 pessoas, e o almoço começou a ser servido pelas 13.00 horas.


Sopinha deliciosa, seguida do arroz de feijão com carninha grelhada. Depois as sobremesas...hummm!!! Que delícia que estava tudo, o que não é novidade, não fossem as nossas cozinheiras umas cooks de mão cheia, para não falar dos assadores de serviço!


Depois do almoção, veio o bailão!

Os nossos amigos e já conhecidos R&M, fizeram o que se esperava, um espéctaculo!


Desta vez, tiveram uma ajudinha... um cantor de "mão cheia", tipo Zé Cabra... que veio não sabemos bem de onde... mas mas que ajudou a animar o pessoal.

A meio da tarde, uma grande surpresa, para um grande amigo do CRCRonqueira! O Zé Pereira, que completou 66 anos de vida.


O nosso amigo Zé Pereira ficou sem palavras, quando lhe começámos a cantar os Parabéns e aparecemos com o Bolo Gigante. Foi muito FIXE e ele merece!



Pelas 17.00 horas, chegaram as castanhas e a jerupiga. Estavam muito boas.

E por ali ficámos o resto da tarde, a comer e a beber, na BOA COMPANHIA de todos os que nos acomparam neste dia de bons momentos.

E são estes bons momentos que nos fazem esquecer um pouco estes tempos difíceis que se avizinham.

E pronto, aqui ficaram as novidades, principalmente para quem não pode estar presente de corpo, mas está sempre presente de alma. Deixamos aqui uma saudação especial aos nossos amigos que estão longe, e procuram aqui, algumas notícias desta terrinha.

Os agradecimentos do costume... á equipa fantástica do CRCRonqueira, aos que nos ajudaram, aos R&M e claro a todos os que nos brindaram com a sua presença. Agracecemos também a presença do Vasco Viseu, Presidente da Junta de Freguesia de Penacova e do Ricardo Ferreira, Vereador da Câmara Municipal.


Obrigada a todos



terça-feira, 26 de outubro de 2010

MAGUSTO 2010

Estamos de volta!

Pois é, após algum tempo sem noticias, o CRCR regressa em força.

Mas não pensem que temos estado paradas... Antes pelo contrário!
Mas disso falaremos mais adiante. Por agora aqui fica o convite:

O CRC Ronqueira vai realizar no próximo dia 7 de Novembro o Tradicional Magusto "Edição 2010".
Vamos ter Almoço, bailarico, e as castanhas (e respectiva gerupiga).

A não faltar!!

Inscreva-se no Zé Aires (Ronqueira) ou com qualquer membro da Comissão (que já sabe quem são).


terça-feira, 3 de agosto de 2010

O RESCALDO DA FESTA




Após algum tempo sem darmos notícias, aqui estamos de volta com um pratinho cheio delas!
Não queremos continuar, sem apresentar a justificação para esta ausência, é que estivemos ocupadíssimas com os preparativos (diga-se de passagem ficou tudo muito lindo) para a Festa em honra da nossa Santa Margarida!
E QUE FESTA!
Então vamos lá, preparem-se para ler!

Tudo começou pelas 9.00 horas de SÁBADO, dia 31/07.
Uma voz anunciava aos microfones da Capela, o início da Festa. Essa voz, que alguns pensaram que era da Paula Dias, não era… era sim da Rita Barra (encarregada de dar música ao pessoal).
Ao mesmo tempo chegavam à Ronqueira os “Zés Pereiras”, que afinal eram o Sr. Rui e companhia. Eles passaram o dia todo, Ronqueira abaixo, Ronqueira acima a animar a Aldeia.




Pelas 18.00 horas, mais coisa menos coisa, no campo do CRCRonqueira, deu-se início ao espectacular jogo de futebol entre a equipa da Ronqueira e uma equipa do Porto, esta última formada por amigos do Sr. César Vilaça, que vieram expressamente para este evento.
Entre mortos e feridos, escaparam todos, alguns com uns arranhões, outros lesionados, mas pronto, faz tudo parte da festa!
Resultado do jogo… ganhou o Porto! Não me perguntem por quanto, porque não faço ideia. Estávamos atarefadas a tratar dos feridos!
Balanço do jogo – POSITIVO. Apesar de a Ronqueira ter perdido o jogo, parece que ganhamos mais alguns amigos do Norte.



À noite, GRANDE BAILE no CRCRonqueira!
Os “PAUTA DOURADA” abrilhantaram o nosso baile. Gostámos muito de os ter por cá.
Foi, sem dúvida, uma noite muito agradável! O pessoal compareceu em massa e fartou-se de dançar até cerca das 3.00 horas da manhã.




No Domingo, dia 1/08, apesar da noitada, ás 9.00 horas, lá estava a Rita de novo, a dar musica!
Logo a seguir, chegou a Banda dos Irmãos para a tradicional Arruada. E de novo, Ronqueira abaixo, Ronqueira acima, lá andaram eles (coitados, cheios de calor) a tocar.




Pelas 18.00 Horas, e conforme o previsto, o ponto alto das festividades, teve início a celebração da missa pelo Sr. Padre Frade.
A Homilia, teve como tema, a história da Santa Margarida! Excelente! Até porque grande parte das pessoas presentes, apesar de devotas de St.ª Margarida, não conheciam a sua história.

Depois da Missa, a Procissão.
A Padroeira, Rainha da festa, estava LINDA no seu andor. Sem desfazer de todos os outros Santos que estavam um espectáculo, não fossem os arranjos obra da nossa Helena (e companhia).
E ao contrário de alguns rumores, de que não haveria gente para levar os andores, houve gente que chegou e ainda sobrou! E os Santinhos, que não saíam da capela há 14 anos, não se constiparam nem nada! (desculpem a graça, mas não resisti).
Mas voltando ao que interessa, a Procissão saiu á rua e foi um regalo para os olhos dos Ronqueirenses.
Foi mesmo lindo, e com uma satisfação especial para nós, equipa do CRCRonqueira, para os Mesários da Capela e para todos os que contribuíram e ajudaram na realização da Festa.




Á Noite, Grande Baile no CRCRonqueira.
Desta feita, com a Banda “R & M”.
Os nossos já conhecidos João Rei e Márcio, sabem mesmo animar a malta.
Apesar de termos menos gente do que no dia anterior, o Baile esteve “ao rubro”, como diria a nossa colega Fátima Lopes (estilista da madeira). E foi dançar, dançar, dançar… Até tivemos direito a danças com as coreografias do Márcio! Foi porreiraço!




Na segunda-feira, dia 02/08, a equipa do CRCRonqueira (e todo o staff) estava exausta, mas pronta para continuar!
Á tarde lá fomos todos outra vez, agora para a Sardinhada.
Sardinha assada, broa, vinho e água (para as ressacas). A sardinha que foi oferecida pelo nosso querido amigo Sr. Alberto, estava muito boa, aliás como tudo o resto – pelo menos não houve reclamações.
A Sardinhada foi animada pelos gaiteiros, novamente o Sr. Rui e companhia, mas desta vez havia mais uns músicos misturados (vejam só as fotos).
Os jogos tradicionais foram uma boa ideia, e houve gente a experimentar de tudo. Foi a corrida de sacos, a macaca, o salto à corda, as bolachas na farinha. Muito engraçado!



E assim chegou ao fim a nossa grande festa.
A Santa Margarida deve ter ficado muito contente, mas com certeza não tanto como nós.
Estamos todas estafadas e a precisar de férias, mas valeu a pena, na nossa opinião. Agora dêem-nos a vossa.

Agradecimentos… são tantos que não me atrevo a nomeá-los, com medo que falte alguém, além disso eles sabem quem são – MIL OBRIGADOS A TODOS.
No entanto volto a reforçar, a equipa do CRCRonqueira é um espectáculo e empenhou-se nesta festa ao máximo. Quanto aos Mesários da capela, o Zé Pereira, Jorge Couceiro e Adriano, foram incansáveis.
Obrigado também aos patrocinadores, a todos os que contribuiram, a todos os que ajudaram com a sua comparência, e também aos que, mesmo estando longe, torceram para que tudo corresse bem.
E correu!

VIVA A RONQUEIRA!

PS - Domingo, abrimos á mesma hora.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

FESTA EM HONRA DE SANTA MARGARIDA

 
Posted by Picasa


Conforme prometemos, aqui fica o Programa da Festa em honra de Santa Margarida, Padroeira da nossa Aldeia.

A NÃO FALTAR!!

Agradecimentos especiais ao nosso conterrâneo, o Valter Barra, que fez o "desenho" do nosso cartaz. Está bonito, não está. O Valter tem muito geito para a coisa.

Agradecimentos também especiais, ao Sr. César, também nosso conterrâneo, proprietário da "Gondoprint", empresa que imprimiu gratuitamente os cartazes e ofereceu as faxas que iremos ver brevemente na Ronqueira, a anunciar a Festa.

O nosso MUITO OBRIGADO aos dois.

domingo, 27 de junho de 2010

Já cheira a Festa




Como sabem a Ronqueira, este ano, vai ter a sua Festa em honra da padroeira Santa Margarida.

A Festa vai decorrer nos dias 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto.
Oportunamente divulgaremos o cartaz.

Mas o que nos leva, hoje a escrever sobre o assunto, é que já começaram os preparativos, e o mulherio já anda a fazer os enfeites, as flores, os candeeiros... Vai ficar tudo muito giro.

Vamos lá pessoal, toca a trabalhar!
E quem quiser ajudar, é muito bem vindo(a). Toda a ajuda é preciosa e o CRCRonqueira agradece.

Vamos por a RONQUEIRA bonita!

Convivio do Concurso de Pesca




O Clube de Pesca de Penacova, realizou este Domingo, dia 27 de Junho, o seu concurso de Pesca, e resolveu (e muito bem) servir o almoço convivio no nosso CRC Ronqueira.

O Almoço foi servido pelo Carlos Santos, e segundo parece (aliás como habitual) estava muito bom!

O 1º classificado da geral foi o Dr. Rui Coimbra, a quem endereçamos os nossos parabéns!
Mas na foto, como não podia deixar de ser, ficou o nosso concorrente preferido - O Jorge Couceiro, que ganhou o primeiro lugar dos concorrentes da Ronqueira!

BOA JORGE, ÉS O MAIOR!

Em representação da Câmara Municipal, compareceu o Vereador Ricardo Ferreira, com a sua boa disposição de sempre.

Parabéns ao Clube de Pesca de Penacova pela iniciativa e o nosso obrigado por escolherem as instalações do CRC para o convivio.

Gostámos muito de vos ter por cá.Voltem sempre.

Fogueiras do S. João



Pois não há uma, sem duas! E por isso decidimos repetir a dose do "saltar as fogueiras". Desta feita, as fogueiras do S. João.

Tal como há quinze dias atrás, aquando do Santo António, lá fizemos nós a fogueira no CRCRonqueira.


A noite foi animada... só faltou um espalhozito... prá gente se rir um bocadito!
Desta vez, o pessoal estava mais contido (com medito de se espalhar), mas ainda fizemos o gosto ao dedo...ou melhor dizendo, ás pernas!




O Ventura, com o seu instrumento, deu-nos musica, sempre seguido de perto pelo bombo do Edmar.
E as marchas lá sairam. Foi um regalo!